Fístula arteriovenosa

 

Olá pessoal,

Resolvi este ser o segundo post, pois muitos colegas de seção reclamam de dores no braço da fístula. Já outros a perdem com facilidade e precisam confeccionar outra, enquanto ficam dialisando por um cateter. Sendo este um jeito pior de dialisar, pacientes perdem qualidade de vida por (ás vezes) não saberem como cuidar de sua fistula. Então, talvez muitos não saibam ainda mas, vamos saber oque é uma fístula ou fístula arteriovenosa ou até FAV.

Oque é

No tratamento dialítico, ou seja, na hemodiálise é preciso fazer punções, perfurações da veia a cada seção. E isso pode causar transtornos como inflamações. Para resolver esta situação, confecciona-se uma fístula que é nada mais nada menos que uma artéria ligada a uma veia. As artérias são os vasos sanguíneos  onde passam o sangue que vão nutrir o nosso organismo. Ao contrario, são as veias que abrigam o sangue que carrega a “sujeira” do corpo. Logo quando se confecciona a fístula observasse o aumento da veia pela passagem de sangue mais rápida, isso possibilita a penetração de agulhas mais calibrosas e consequentemente uma diálise mais rápida.

Cirurgia

Antes de ser feita a fístula, a escolha do profissional é fundamental. No me caso, foram confeccionadas duas fístulas no meu braço esquerdo por um médico que não tinha muita intimidade com FAVs. Conclusão, nenhuma funcionou direito. E ele queria fazer logo o acesso para diálise peritoneal. Não aceitei e mudei de profissional. Mais tarde, já com uma fístula boa, um paciente(dele) me relatou problemas idênticos com sua fístula recém confeccionada. Então fique atento  se o cirurgião quiser usar anestesia “geral” ou orientar você a ficar em jejum por muito tempo. Nesses dois casos a pressão abaixa favorecendo a formação de trombos, interrompendo o fluxo na fístula. A confecção da FAV é uma cirurgia simples, de anestesia local. Porém, sempre converse com seu nefrologista, equipe de enfermagem, outros pacientes ou até a associação de sua cidade sobre bons vasculares para que sua fístula seja saldável. Lembre-se: fístula saldável, boa qualidade de diálise consequentemente boa qualidade de vida.

 

Manutenção da FAV

Escuto muitas histórias sobre pacientes que transplantaram e depois de muitos anos depois voltaram para à diálise com a mesma fístula. O segredo está  na boa manutenção da fistula. Segue algumas dicas:

  • Evite que perfurem num mesmo buraco ou ao lado do buraco anterior.

Varie sempre o local da punção. Isso evita a formação de dilatações no braço(o braço fica menos deformado), e também evita estenoses (estreitamento do vaso sanguíneo) produzindo cicatrizes que dificultam a próxima punção. Com exceção da técnica Buttonhole, que consiste na perfuração num mesmo buraco com uma agulha especial, evitando assim muitos problemas. Sei que sempre falam “buraco/punção nova dói mais” mais é um preço por uma fístula boa.

  • Não durma por cima do braço da FAV, nem deixe verificar pressão por esse braço:

Nos dois casos acima, com o aumento da pressão no braço da fístula, pode interromper o fluxo. O mesmo para roupas apertadas, relógios no pulso e outros acessórios que garroteiam o braço.

  • Lave bem o braço da FAV. Não deixe aplicar medicamentos ou fazer retirada de sangue neste braço.

Como a agulha é um corpo estranho que esta entrando no seu organismo, seu braço precisa estar limpo para não favorecer a entrada de bactérias. Retirando sangue, favorece a formação de coágulos que podem obstruir a vaso. E enquanto aos medicamentos, eles podem irritar o vaso. Só permita aplicar medicamentos quando o médico responsável estiver ciente.

  • Gelo só na hora, depois é agua morna.

Quando um hematoma for feito no braço da FAV, coloque gelo na hora que foi feito a lesão. Depois não insista no gelo, aplique uma compressa de agua morna. A agua morna além de relaxar a parte danificada, produz uma vaso dilatação, ao contrario do gelo que produz uma vaso constrição que pode interromper o fluxo da FAV.

  • Pegue sempre no braço da fístula.

Sempre verifique o frêmito e a pulsão da FAV( o choquinho como meus colegas falam). Se ela tiver mais fraca do que o habitual comece a fazer exercícios, coloque uma compressa de agua morna e procure o auxilio médico.

  • Cuidado com a pressão baixa.

Em muitos casos, pacientes da clinica onde faço hemodiálise perdem suas fístulas por pressão baixa. A queda de pressão favorece a formação de coágulos dentro da fistula interrompendo o fluxo, mas segue umas dicas sobre: Em casa peça pra alguém medir sua pressão, e se não tiver medidor de pressão (esfigmomanômetro) fique atento à tonturas, câimbras, náuseas e dores de cabeça que podem ser sintomas de pressão baixa. Nesses casos deite, relaxe; se puder beba um pouco de agua ou passe na linga um pouquinho de sal. Fazendo hemodiálise fique atento na hora em que esses sintomas estiverem acontecendo, chame o enfermeiro ou médico que tomará as providencias necessárias.

  • Faça exercícios.

Fazendo exercícios com o braço da fístula, os músculos favorecem o amadurecimento e a vaso dilatação. Mas cuidado com pesos em excesso, pois pode aumentar a pressão no seu braço e pode interromper o fluxo sanguíneo.

Experiência própria.

Bom tendo esses cuidados com sua fístula além de ter uma vida mais saldável, pode-se evitar dor, perca de tempo confeccionando varias e varias fistulas. No meu caso, além das duas outras que perdi, perdi mais uma por queda de pressão e outra por má punção que provocou hematomas e hematomas até ela parar de vez. Para se ter uma ideia, tinha dias que tentavam oito vezes me puncionar e não conseguiram. Por causa disso passei ate 30 dias sem dialisar( tema para próximos posts). Então cuide bem de sua fístula para que você tenha uma ótima qualidade de vida.

Se por descuido meu as informações estiverem precárias, comente. Conte experiências sua, de um parente ou de um conhecido sobre o tema. Espalhe o blog. Se não tiver gostando de algo me comunique. Abraços e até o próximo post

 

 

About these ads

5 respostas para “Fístula arteriovenosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: